Green Copybook - Aerotec


A Aerotec foi uma empresa brasileira fabricante do avião de treinamento primário T-23 Uirapuru, também conhecido na aviação civil como A-122B.

Localizada no município de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, Brasil, era oficialmente denominada Sociedade Aerotec Ltda.. Fundada oficialmente em 15 de setembro de 1966, era de propriedade do engenheiro Carlos Gonçalves em sociedade com Almir Medeiros e Wladimir Monteiro Carneiro. Gonçalves, engenheiro formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), juntamente com o engenheiro José Carlos de Sousa Reis, foram os responsáveis pelo projeto do Uirapuru.

Antes, porém ainda em 1962, Gonçalves e seus sócios iniciaram um escritório de projetos e homologação. Alugando um barracão de pouco mais de 80 metros quadrados, iniciaram a fabricação de tanques de ponta de asas de um modelo de avião americano. Em paralelo, iniciaram o projeto do Uirapuru, cujo primeiro protótipo ficou pronto em 1965.

Em 1967 a Aerotec assinou contrato com o Ministério da Aeronáutica do Brasil para a produção de 30 unidades do Uirapuru. Para atender ao contrato, instalou-se em um amplo prédio de 4000 metros quadrados, próximo ao aeroporto de São José dos Campos. Em 1969, assinou um segundo contrato, agora para a produção de mais 40 Uirapurus. Houve ainda contrato para a fabricação de 25 unidades civis, além de contratos com a Bolívia e Paraguai.

Entregues as unidades encomendadas, a partir de 1979 passou a modernizar as unidades mais antigas do T-23.

Em 1984 a Força Aérea Brasileira retirou de operação o T-23. A expectativa era que a Aerotec, por meio do seu modelo Tangará, viesse a suprir a demanda por novos aviões de treinamento primário, mas a proposta não se concretizou.

Sem novos pedidos e com problemas financeiros, a Aerotec teve sua falência decretada em 9 de dezembro de 1985.


Página criada em 20/05/2024 e atualizada em 20/05/2024.